Encontro reúne comunidades tradicionais e a sociedade em geral durante três dias no Museu Sacaca, na Zona Sul da capital. Evento ocorrerá no Museu Sacaca
Gea/Divulgação
Inicia na próxima quinta-feira (11) e segue até sábado (13) no Museu Sacaca, na Zona Sul de Macapá, os “Encontros Amazônicos Pré-COP30”.
Durante três dias, o evento vai debater as demandas ambientais do Amapá e da Guiana Francesa para a conferência que ocorrerá em 2025, em Belém.
(veja programação nesta matéria). Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá Com o tema “Novas Alianças pela Amazônia”, a programação em Macapá busca promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região amazônica, através da integração de setores sociais, governamentais, econômicos, científicos, tecnológicos e inovadores. A ideia por parte da organização é debater demandas como: Direitos Humanos; os impactos das mudanças climáticas, sobretudo, o combate ao desmatamento das florestas.
(Faça sua inscrição abaixo). Inscreva-se Além disso, quem for até o espaço vai poder acompanhar uma "Feira Sustentável" com exposição de artesanatos a partir de matéria-prima da floresta, presença de ideias inovadoras com as startups, e produtos certificados com o Selo Amapá. Veja programação: Quarta-feira (11 de dezembro) Hora: 8h às 12h - Recepção e credenciamento Hora: 10h às 11h30- A Amazônia como Protagonista Global de uma ressignificação da natureza e da economia: Caminhos para uma Transição Justa e Sustentável rumo à COP30. Hora 11h30 às 13h- Museu Vivo - Visita guiada no Museu Sacaca Hora: 14h30 às 17h - Diálogos entre o Conselhos Nacional de Direitos Humanos, Comissão Nacional pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sociedade local, Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, Secretaria de Estado da Juventude do Amapá (Sejuv).
Hora: 17h30 às 20h -Encontro com os povos tradicionais amazônicos entre delegação indígena da Guiana Francesa e do Brasil (apresentações e trocas de experiências). Hora: 20h- Recepção para convidados com atividade cultural Quinta-feira (12 de dezembro) Hora: 8h30 às 13h- Fórum Intersetorial Pan-Amazônico: Novas Alianças Pela Amazônia Impactos locais das mudanças climáticas A Bioeconomia e os Negócios Verdes como uma pauta positiva Boas práticas de transferência de conhecimento, Educação, Ciência e Tecnologia pelo desenvolvimento sustentável. Hora: 10h às 11h30 - Apresentação do Tribunal Internacional pelos Direitos da Natureza, atividade prévia à que será realizada na COP30. Hora: 15h30 às 16h45 - Rumo à COP30: a contribuição dos Encontros Amazônicos para a 30ª Conferência sobre Câmbio Climático das Nações Unidas - leitura de minuta de documento final e debate entre o público presente. Hora: 17h às 19h - Atividade de encerramento do Encontro Amazônico Pré-COP30 Hora: 19h - Feira Sustentável: exposição e venda de produtos da bioeconomia local Sexta-feira (13 de dezembro) Hora: 9h às 18h - Processos imersivos das delegações ao Museu Sacaca, Casa do Artesão, Fortaleza, Monumento Marco Zero, empreendimento agroflorestal. Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá: