Criança chegou no hospital em estado grave e com roxos pelo corpo, falando com dificuldade e o pescoço muito inchaço.
Secretaria afirma que exames deram negativo para meningite.
Pronto Atendimento Infantil de Catalão, em Goiás Divulgação/Prefeitura de Catalão A Secretaria Municipal de Saúde descartou a morte por meningite do menino de 10 anos, em Catalão, na região sudeste de Goiás.
A criança chegou no hospital em estado grave e com roxos pelo corpo, falando com dificuldade e o pescoço muito inchaço, e os médicos suspeitavam da doença. Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp O menino morreu na madrugada de quarta-feira (28), no Pronto Atendimento Infantil de Catalão.
Segundo a secretaria, os exames da criança feitos no Laboratório de Saúde Pública Giovanni Cysneiros (Lacen) foram liberados nesta sexta-feira (30) e deram negativo para meningite. Morte No dia da morte, a médica pediatra Mariana Toledo contou que a família da criança procurou o hospital, e ela foi medicada e recebeu alta, mas voltou em estado grave.
“Ele estava com roxos pelo corpo, falava com dificuldade e com muito inchaço no pescoço, sem conseguir mexer a cabeça”, disse. LEIA TAMBÉM: RELEMBRE: Menino de 10 anos morre e irmãos são internados com suspeita de meningite Menina que morreu enquanto dormia estava com meningite, diz SES Dentista morre com suspeita de meningite em Goiás Devido à suspeita de meningite, os dois irmãos do menino, que têm 8 e 12 anos, também foram internados com suspeita da doença após um deles apresentar febre e dor no corpo.
A secretaria informou ainda que a família e os colegas de escola da criança foram medicados contra a meningite. O g1 questionou a secretaria sobre o estado de saúde dos irmãos do menino, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
A reportagem também questionou o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) sobre a causa da morte da criança, mas não obteve retorno. Secretaria de Saúde de Catalão descarta que morte de menino de 10 anos foi por meningite Meningite Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que o estado registrou, até quinta-feira (29), 115 casos confirmados de meningite e 22 mortes pela doença neste ano.
Disse ainda que acompanha o óbito em Catalão, que está em investigação (leia íntegra da nota abaixo). Íntegra da nota da SES-GO: A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informa que o último boletim registrou em 2024, até o momento, um total de 115 casos confirmados de meningite, de diferentes etiologias, com 22 óbitos no estado neste ano.
Em 2023, foram confirmados 214 casos de meningite, de diferentes etiologias, com 43 óbitos registrados.
A secretaria informa ainda que acompanha o óbito em Catalão, que segue em investigação. A SES ressalta que monitora a ocorrência dos casos dos diversos tipos de meningite, seja por vírus ou bactéria, que tendem a aumentar neste período do ano em função da forma de transmissão.
A secretaria recomenda que a população observe os cuidados com a etiqueta respiratória, evite locais com aglomeração de pessoas e mantenha o cartão de vacinação atualizado. A meningite é um processo inflamatório que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Ela pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas.
As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica e por isso, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias eventuais.
A SES reforça ainda que, apesar de casos serem esperados, a vacinação adequada, com elevadas taxas de coberturas vacinais, diminuem a chance de casos graves e óbitos consideravelmente, mesmo com a possibilidade de surtos. Veja outras notícias da região no g1 Goiás. VÍDEOS: últimas notícias de Goiás