Projeto da APAE de Cruzeiro, no interior de SP, reuniu sete alunos com deficiência, sendo cinco escritores e dois ilustradores, para desenvolver o livro do zero.
A obra conta a história de um menino autista que busca se expressar através da arte.
A noite de autógrafos emocionou a comunidade.
Jovens deficientes escrevem e autografam livros em projeto no interior de SP Jonathas Almeida Por meio da escrita e de desenhos, um grupo de estudantes com deficiência conseguiu superar limitações e usar a arte como caminho para se expressar para o mundo.
Os jovens escreveram e ilustraram um livro que aborda a temática do autismo.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Os jovens são alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cruzeiro, cidade no interior de São Paulo.
O projeto literário é desenvolvido pela APAE, com o objetivo de incentivar a criatividade e a expressão artísticas dos alunos.
O livro 'O Sonho de um Pequeno Artista!' foi lançado no final de agosto e conta a história de Lucas, um menino autista que busca encontrar seu lugar no mundo por meio das diferentes formas de expressão artística.
A obra contou com a colaboração de sete alunos, sendo cinco escritores e dois ilustradores. Os livros são produzidos inteiramente pelos alunos e as histórias são construídas a partir das ideias dos estudantes, com os professores apenas auxiliando nas narrativas.
Pâmila Silvestre é uma das responsáveis pelo projeto e foi professora dos alunos durante a produção do livro.
Ela conta que muitos desafios são superados até que o livro saia pronto da gráfica. "São muitos desafios.
Primeiro, é necessário filtrar a imaginação dos alunos e fornecer uma linha de raciocínio, ouvindo-os atentamente e evitando que nossas próprias opiniões alterem sua narrativa.
Nosso maior desafio é conseguir recursos para custear tudo, mas, felizmente, sempre surgem apoiadores que nos ajudam a superar essa dificuldade", disse Pâmila. Os artistas com amigos e familiares na noite dos autógrafos, em Cruzeiro, SP Jonathas Almeida Ainda de acordo com Pâmila, o processo de desenvolvimento do livro envolve várias etapas.
O primeiro passo é estabelecer o assunto principal da obra.
Em seguida, são desenvolvidos os personagens e a história que será contada. Com isso, é feita a redação do texto e após escrito, é lido juntamente com os alunos para verificar se a história está clara e coerente.
Paralelo a isso, as ilustrações são feitas, visando alinhar as imagens com o conteúdo textual E após a produção do livro, vem a cereja do bolo: a publicação é feita em uma noite em que os autores autografam os exemplares para amigos e familiares, sendo uma noite emocionante, com eles vendo o fruto do projeto e se enxergando como verdadeiros artistas. "A alegria na noite dos autógrafos é um fator transformador, não só naquele momento, mas para a vida deles como um todo.
Essa iniciativa empodera os estudantes, eles ganham confiança em suas habilidades e percebem que podem conquistar objetivos que antes pareciam inalcançáveis", completou Pâmila. Uma das alunas que participou do desenvolvimento do livro é a Priscila Rocha, de 31 anos, que atuou como escritora.
Ela conta que se sentiu radiante ao ver o trabalho que fez e receber o carinho de tantas pessoas na noite de autógrafos. "Eu achei muito bacana, muito legal, fiquei muito radiante.
Eu fiquei muito feliz.
Quando tiver de novo, pode contar com a minha presença.
O que eu senti? Muito...
esse dia foi 'só mil'", contou Priscila. Exemplares de 'O sonho de um pequeno artista!' Arquivo pessoal A entidade explica que a produção da obra e a noite de gala dos alunos é importante para fortalecer a interação social, além da troca de experiência entre eles mesmos.
O projeto ainda pode melhorar fatores como a comunicação, empatia e trabalho em grupo. Além disso, tem o carinho do público.
Geralmente comparecem amigos e familiares para a noite dos autógrafos, para prestigiar a criação dos alunos.
A Mara Isabel Vilela, mãe de Gabriel Alexandre, ilustrador do livro, contou ao g1 o sentimento de ver o filho sendo um artista. "Não tem palavras que descrevam meus sentimentos ao ver a alegria dele, o livro publicado com o desenho e o nomezinho do meu filho.
Chorei muito na noite dos autógrafos.
Isso ajuda muito para que ele acredite em seu potencial, e mostra que ele pode ir longe com o amor que ele tem em desenhar", relatou. O pai de Matheus Belloto, um dos escritores do livro, relatou por sua vez a importância que essa experiência teve na vida de seu filho.
"Vai ser algo que ele vai se lembrar para a vida toda.
Um projeto desse abre portas, agrega uma nova visão para ele.
O Matheus me dá só orgulho pelo seu desenvolvimento, por tudo que conquistou.
Ele é muito prestativo, interage com as pessoas, engaja em tudo e tenho certeza que essa experiência ele vai guardar pra vida", disse Amilson Belloto. A APAE de Cruzeiro já está iniciando o planejamento para a próxima edição do projeto, que deve ser lançada no segundo semestre de 2025.
Estão sendo buscados apoiadores e os alunos que irão participar ainda estão em análise.
Mas os artistas desse ano já querem repetir o feito. "Gostei da roda de autógrafos, nunca tinha ido nessas coisas e fiquei emocionado.
Se tiver de novo eu vou, não tem problema não.
Não esquento a cabeça, vou de novo.
Fiquei um pouco emocionado, um pouco não, bastante emocionado", disse Elton Cândido, de 35 anos, ilustrador do livro. "O projeto de autonomia criativa aproxima algo para eles que antes parecia distante.
É importante para mostrar que eles são capazes.
Demonstra que eles podem fazer o que quiserem, onde quiserem, e que tais limitações não são obstáculos", completou Pâmila. O Sonho de um Pequeno Artista está com suas últimas unidades disponíveis para venda, por R$ 25.
Os interessados devem ir até a sede da APAE de Cruzeiro, que fica na rua Isabel Bastos, bairro Itagaçaba.
Para encomendas e mais informações, é necessário entrar em contato no número (12) 99166-8377. A equipe que produziu o livro 'O sonho de um pequeno artista!' Jonathas Almeida Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina