Trabalho para extinção dos focos é feito na noite e madrugada.
Pela manhã, profissionais avaliam resultado da atuação.
Bombeiros de SC ajudam no combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul Vinte profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina estão no Mato Grosso do Sul para ajudar no combate aos incêndios no estado do Centro-Oeste.
No sábado (31), primeiro dia de atuação dos catarinenses, eles permaneceram por 10 horas em campo. Os incêndios florestais no Mato Grosso do Sul têm causado sérios danos à fauna e flora da região.
O fogo consome o Pantanal há mais de três meses.
Mais de 2,5 milhões de hectares foram destruídos pelas chamas.
Para se ter uma dimensão, a área completamente destruída representa 16% de todo o território pantaneiro no Brasil. Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp Os bombeiros catarinenses atuam na cidade de Aquidauana.
De acordo com a corporação, eles têm ampla experiência em atuação em incêndios florestais e ficarão 15 dias no Mato Grosso do Sul. O trabalho se divide em etapas diferentes conforme as condições climáticas.
O combate direto às chamas ocorre mais ao final do dia até a madrugada.
No período da manhã, é feito o reconhecimento dos resultados do trabalho realizado na noite anterior. “Na manhã deste domingo [1º], fizemos um sobrevoo com a aeronave da Polícia Militar e conseguimos observar que a estratégia aplicada na noite de ontem foi efetiva e eficaz.
Conseguimos controlar muita coisa desta fazenda aqui, que estava sendo consumida pelas chamas”, disse o capitão Ricardo Bianchi, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Bombeiro de SC durante incêndio no MS CBMSC/Divulgação Até a publicação desta notícia, a corporação não tinha uma estimativa da área de incêndio controlada neste primeiro dia de atuação dos profissionais catarinenses. O capitão declarou que, primeiro, foi realizado o reconhecimento das áreas durante o período de maior incidência de sol, que se caracteriza por temperaturas mais altas e baixa umidade.
“Neste horário do dia, torna-se mais difícil operar em razão do desgaste físico, não sendo aconselhável, já que as condições climáticas desfavorecem o combate direto.
Dessa forma, nos preparamos, reconhecemos o ambiente, e, assim que o sol baixou e as condições se tornaram mais favoráveis, fomos para o campo”, explicou. Bombeiros de SC durante combate a incêndio no MS CBMSC/Divulgação Para o combate aos incêndios, o grupo catarinense conta com seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, como motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação, e retardantes químicos. Atualmente, a “Operação Pantanal 2024” dispõe de 12 bases avançadas estrategicamente posicionadas principalmente na região pantaneira, além de equipes de diferentes estados atuando em todos os municípios onde há o registro de focos. Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias